Polar Grit X2 Pro – avaliações

O robusto relógio da Polar agora conta com AMOLED e GPS aprimorado, mas é suficiente para competir com a Garmin?

O Grit X2 Pro é a resposta da Polar ao Garmin Fenix 7, Epix Pro (Gen 2) e Coros Vertix.

Ele possui muitas atualizações que foram lançadas primeiro no Polar Vantage V3, incluindo um grande e brilhante display AMOLED, o GPS de dupla frequência para maior precisão e a mesma tecnologia de sensor óptico aprimorada.

Também há um processador mais rápido e mapeamento offline. Essencialmente, é o mesmo relógio – só que em um design mais robusto e resistente, com um preço mais alto.

As grandes questões são estas: você poderia economizar alguns dinheiros e simplesmente comprar um Vantage V3? E o Grit X2 Pro é realmente um concorrente genuíno para os relógios de aventura de ponta da Garmin?

Eu usei o relógio no pulso por algumas semanas, aqui está uma análise completa do Grit X2 Pro.

Display e tela

A Polar lançou dois modelos do Grit X2 Pro: o Polar Grit X2 Pro regular, com 79g, e o mais leve, Polar Grit X2 Pro Titan, com 64g.

O Polar Grit X2 Pro possui uma moldura e caixa de aço inoxidável, enquanto o modelo Titan tem um chassi de titânio. Eu testei a versão mais pesada, de aço inoxidável.

Ambas as variantes apresentam uma tela AMOLED sensível ao toque, de 1,39 polegadas, com resolução de 326ppi, que responde muito bem. A tela é 15% maior do que a do modelo anterior, o Polar Grit X Pro, e possui um vidro de safira resistente a arranhões.

A tela é uma melhoria notável em relação à exibição MIP (memory-in-pixel) do Grit X Pro original, oferecendo um brilho máximo impressionante de 1050 nits.

Embora não seja tão vibrante quanto os 3000 nits do Apple Watch Ultra 2, ainda é excelente e fácil de ler em todas as condições de iluminação. No entanto, a função de levantar para acordar é lenta e pouco confiável. Eu também gostaria de ter mais controle sobre o tempo de espera da tela, que é bastante curto.

Novos sensores

Como o Polar Vantage V3, o Grit X2 Pro oferece GPS de dupla frequência (com canais L1/L5) e uma nova antena que amplifica o sinal. Isso coloca o hardware de GPS em pé de igualdade com modelos como o Garmin Forerunner 965, a série Fenix 7 e o Epix Pro 2.

A configuração de biossensores também é a mesma do Vantage V3, com a tecnologia Elixir da Polar, sensores de ECG, temperatura da pele noturna e oxigênio no sangue. Ele ainda conta com o novo sensor óptico de frequência cardíaca de quarta geração da Polar, que apresenta algoritmos atualizados para eliminar imprecisões na medição de frequência cardíaca no pulso – especialmente durante sessões intervaladas e de treinamento de força.

As funcionalidades de navegação foram melhoradas. O relógio agora vem pré-carregado com mapas TOPO offline para a América do Norte e Europa (você pode baixar outras regiões gratuitamente com até 32GB de armazenamento, tal como mapa do brasil, américa latina), e navegação por trilhas e suporte para rotas do Komoot e Strava estão disponíveis.

Outros destaques de hardware incluem uma lanterna. Diferente das populares tochas frontais integradas da Garmin, a Polar utiliza a tela para iluminar o ambiente, o que torna um pouco mais difícil direcionar o feixe de luz.

A Polar afirma ter aumentado a velocidade do processador em 129% em relação ao Grit X Pro, e realmente parece mais rápido e suave. O lag que atrapalhava alguns relógios Polar no passado desapareceu.

O Grit X2 Pro também é testado conforme os padrões MIL-STD 810 e é à prova d’água até 100m.

Rastreamento de Esportes e Funcionalidades

O Polar Grit X2 Pro oferece a suíte mais abrangente da Polar para treinamento, corrida, recuperação, atividade e monitoramento do sono – mas é um pouco limitado em novas ferramentas.

As adições mais interessantes incluem novas medições para rastreamento de velocidade em subidas e descidas.

As medições de VAM e velocidade vertical avaliam a taxa de subida ou descida, fornecendo dados mais precisos e informativos quando você treina em terrenos variados.

Há também uma nova leitura de velocidade 3D que considera a velocidade que você está se movendo em um plano horizontal e vertical para calcular sua verdadeira velocidade em subidas.

O relógio oferece mais de 150 modos esportivos, incluindo um modo de triatlo multisport, e muitas ferramentas conhecidas, incluindo Training Load Pro, Recovery Pro e Nightly Recharge, Sleep Plus Stages e SleepWise para monitoramento do sono.

A gama de testes de condicionamento físico e desempenho é a melhor que você encontrará em qualquer relógio esportivo. Isso inclui um novo teste de caminhada para permitir que novos corredores avaliem seu condicionamento sem realmente correr. As recomendações de treino FitSpark, por sua vez, oferecem ideias de sessões diárias vinculadas à sua recuperação noturna.

As recomendações exclusivas da Polar FuelWise são muito úteis para quantificar suas necessidades de abastecimento para esforços de resistência, enquanto a estimativa de uso de energia para o dia e cada treino fornece uma boa visão sobre suas principais fontes de combustível.

Como o Vantage V3, o Grit X2 Pro oferece testes de ECG não médicos, ótimos para realizar leituras intencionais de HRV. Os níveis de SpO2 também mostram a porcentagem de oxigênio no sangue – tudo ao lado do seu nível basal, altitude atual e monitoramento da temperatura corporal noturna.

O guia Work-Rest da Polar é outra adição útil que usa a frequência cardíaca para aconselhar quando começar uma nova série durante um treino. Os corredores também têm acesso à potência de corrida medida no pulso.

Muitos desses insights estão disponíveis diretamente no relógio. A visão semanal é excelente para uma rápida visão geral da distribuição da intensidade.

No entanto, é o aplicativo Polar Flow e as ferramentas web que atuam como o centro para uma análise mais detalhada. Há uma enorme quantidade de informações aqui, com insights fáceis de decifrar para cada treino, juntamente com ferramentas detalhadas para mapear tendências de treinamento e ferramentas de coaching de alto nível.

Mapeamento e Navegação

As funcionalidades de navegação foram aprimoradas, e o Grit X2 Pro agora possui um conjunto abrangente de ferramentas.

A maior atualização em relação ao Grit X Pro é a adição de mapas TOPO offline. Como mencionado acima, o Polar Grit X2 Pro vem pré-carregado com mapas para a América do Norte e Europa (você pode baixar outras regiões gratuitamente com até 32GB de armazenamento).

Além disso, agora há navegação por trilhas com o histórico de sua rota sobreposto no mapa, além de suporte para rotas do Komoot e Strava, detecção automática de subidas e descidas pelo Hill Splitter, navegação turn-by-turn fornecida pelo Komoot e perfis de rota e elevação.

O Hill Splitter é muito útil para segmentar seu desempenho em diferentes trechos de subida e descida. Também gosto da simplicidade da sincronização de rotas do Strava e Komoot. Uma vez que você conecta suas contas, pode criar rotas em qualquer plataforma e elas serão sincronizadas com o Polar Flow e seu relógio. No entanto, não há turn-by-turn para o Strava – apenas para as rotas do Komoot.

Em minha primeira viagem ao Lake District para verificar o curso 13Valleys Ultra Trail, pude usar o Strava no trem para encontrar uma rota popular de 11 milhas, sincronizá-la com o relógio e segui-la facilmente, correndo praticamente direto do trem.

Os mapas ganham vida na grande e brilhante tela AMOLED, e o processamento mais rápido do Grit X2 Pro torna a navegação pelos mapas – especialmente quando você precisa navegar além do que está na tela, muito mais ágil.

Você pode usar a tela sensível ao toque para rolar pelos mapas também. No entanto, usar os botões físicos para dar zoom in e out é um pouco complicado. Já há um bom nível de detalhe, mas a Polar planeja adicionar mais pontos de interesse, marcos e informações.

Precisão do GPS e Frequência Cardíaca

Testei o Grit X2 Pro em comparação com uma gama de outros relógios com GPS de dupla frequência, incluindo o Vantage V3, o Garmin Forerunner 965 e o Coros Vertix 2S.

Em geral, encontrei uma boa precisão; geralmente dentro de uma margem de erro aceitável de 10% nas minhas rotas de distância conhecida.

A confiabilidade caiu significativamente no modo de economia de energia “A cada 2 Minutos”. Em duas corridas de teste curtas, houve uma diferença de mais de meia milha. Se estendido para uma distância ultra, isso pode se tornar muito pouco confiável para ser útil.

Ao analisar detalhadamente as trilhas do GPS, o Polar Grit X2 Pro nem sempre se ajusta às estradas com 100% de confiabilidade, mas poucos relógios o fazem consistentemente. O Apple Watch Ultra é provavelmente o melhor, mas o Grit X2 Pro estava em paridade com o Garmin Forerunner 965 de dupla frequência.

No desempenho da frequência cardíaca, a precisão do sensor óptico foi impressionante. Não totalmente infalível, mas, na maioria dos meus treinos, e durante meu teste de corridas, o Grit X2 Pro acompanhou muito de perto a faixa de peito Polar H10, com frequência cardíaca máxima e média idênticas.

O relógio ocasionalmente teve dificuldades no início das corridas. Por exemplo, em uma sessão na esteira, ele registrou um pico alto nos primeiros três minutos antes de se estabilizar. Mas foi tão sólido quanto a medição óptica de frequência cardíaca pode ser.

Vida Útil da Bateria

A Polar ajustou os nomes dos modos de energia da bateria em todos os seus relógios. Agora, oficialmente, lista três novos modos: Modo de Treinamento de Desempenho, Modo de Treinamento Eco e Modo de Smartwatch.

Esses não são modos predefinidos que você pode alternar no relógio, como pode fazer com um Suunto, são simplesmente rótulos para um grupo de configurações.

No entanto, você pode refinar suas configurações de energia, escolhendo entre GPS de frequência única ou dupla frequência em todos os sistemas e definir a frequência do GPS para cada 1 seg, 1 min, 2 min, ou “desligado”. Mas não há opção de usar apenas GPS. Não é tão personalizável quanto o Garmin.

Estatísticas principais da vida útil da bateria do Polar Grit X2 Pro:

  • Modo de Smartwatch: Até 10 dias
  • Modo de Treinamento de Desempenho (todos os sistemas + dupla frequência): Até 43 horas
  • Modo de Treinamento (GPS de frequência única): 61 horas
  • Modo de Treinamento Eco (GPS de frequência única, a cada 2 minutos): Até 140 horas

No papel, a vida útil da bateria do Polar Grit X2 Pro oferece mais durabilidade em comparação com o Polar Grit X Pro. Você obterá até 43 horas no modo de maior precisão, dupla frequência, subindo de 35 horas. E 140 horas no Modo de Treinamento Eco, subindo de 132 horas no modo de maior duração.

No Modo de Smartwatch (sem treinamento com GPS), o Grit X2 Pro deve durar até 10 dias, em comparação com seis dias no Grit X Pro original.

Resultados dos Testes de Vida Útil da Bateria:

  • Consumo noturno médio: 3%
  • Corrida de 1 hora no Modo de Treinamento de Desempenho (todos os sistemas + dupla frequência): 4%
  • Teste de maratona de 3,5 horas no Modo de Treinamento de Desempenho (todos os sistemas + dupla frequência, a cada 1 segundo): 9%
  • Teste de maratona de 2:54 no Modo de Treinamento de Desempenho (todos os sistemas + dupla frequência, a cada 1 segundo): 7%
  • Corrida de 1 hora com GPS de frequência única, a cada 2 minutos: 2%
  • Corrida de 5 horas no modo de dupla frequência: 15%

Uma grande melhoria aqui é o consumo noturno da bateria da Polar. O rastreamento do sono e da recuperação costumava drenar a bateria enquanto você dormia, mas isso caiu para uma média de 3% por noite. Isso é padrão em comparação com o Garmin, embora o novo Coros Vertix 2S seja ainda mais econômico, com 1%.

Em geral, estimo que você obterá uma média de 7-10 dias de uso com uma única carga com aproximadamente 10 horas de treinamento.

E a vida útil da bateria foi drenada muito rapidamente durante um teste de corrida usando os controles de música emparelhados com meu smartphone. Caiu 26% em uma corrida de meia hora, em comparação com o Vantage V3, que caiu apenas 5%.

Recursos Inteligentes e Conectividade

A Polar ainda está atrás quando se trata de recursos de smartwatch.

Você recebe notificações de smartphone e controles de música para o seu telefone emparelhado, mas não há música independente do telefone ou pagamentos por aproximação.

A adição da tela sensível ao toque AMOLED dá ao relógio uma sensação de smartwatch melhor do que o Grit X Pro, mas está longe dos aplicativos e ferramentas para realmente rivalizar com dispositivos como o Apple Watch.

O Grit X2 Pro também tem o hábito frustrante de falhar na sincronização com o aplicativo Polar Flow.

Ele se desconecta do telefone emparelhado regularmente, forçando você a reconectar com frequência. Definitivamente, é algo que a Polar precisa melhorar.

Preço

Polar Grit X2 Pro ainda não está disponível no mercado brasileiro. Por enquanto só achamos Polar Grit X Pro à venda no Brasil por R$5299. O preço do Polar Grit X2 Pro poderá sair por até R$7999.

Principais Especificações

  • Bateria com GPS: 43 horas – estende-se para 140 horas no modo de baixo consumo.
  • GPS de dupla frequência: Todos os sistemas.
  • Tela AMOLED: 1,39 polegadas, 454 x 454, 326ppi de resolução.
  • Controles: Tela sensível ao toque e botões.
  • Tamanho: 48,6mm x 48,6mm x 13,4mm.
  • Peso: 79g e 64g (versão Titan)
  • ECG e HRV: Monitoramento de eletrocardiograma e variabilidade da frequência cardíaca.
  • Mapas TOPO offline: Disponíveis.
  • Controles de música: Incluídos.
  • Modo multisport triatlo: Disponível.
  • Bluetooth 5.1: Conectividade.
  • Pulseiras intercambiáveis: Sim.
  • Resistência à água: Até 100m.

Polar Grit X2 Pro X Polar Vantage V3

Se você estiver escolhendo entre o Polar Vantage V3 e o Grit X2 Pro, a única grande diferença é o design da caixa.

Em termos de eletrônicos importantes, o Polar Vantage V3 e o Grit X2 Pro são idênticos por dentro, com os mesmos recursos, funções e vida útil da bateria.

Não é surpresa que o Grit X2 Pro seja maior e mais pesado. Mas além da construção, há apenas diferenças muito pequenas.

  • Resistência à Água: O Polar Grit X2 Pro tem uma classificação de impermeabilidade mais alta, de 100m, em comparação com os 50m do Vantage V3.
  • Antena GPS: A antena GPS foi reformulada para se ajustar ao design robusto do Grit X2 Pro – embora eu não tenha notado diferenças tangíveis no desempenho do GPS.

Esteticamente, esses dispositivos devem ter o mesmo desempenho e você obtém o mesmo conjunto de ferramentas e recursos em ambos.

Você não precisa atualizar se já investiu em um Vantage V3. E se você não está em busca de um visual mais robusto, pode obter o mesmo desempenho do Vantage V3 em um relógio mais compacto que custa muito menos.

Consideração final

O Polar Grit X2 Pro é um excelente relógio versátil que se aproxima dos principais relógios outdoor da Garmin. Mas mesmo com a tela vibrante, aparência elegante, desempenho ágil, boa precisão e habilidades de navegação muito melhoradas, ainda não é tão completo, ou tão cheio de recursos quanto o Garmin Fenix 7X Solar, que tem um preço similar. O novo hardware pode explicar o aumento significativo de preço em relação ao Grit X Pro, mas, a menos que você esteja comprometido com o design robusto, recomendamos fortemente o Polar Vantage V3. Ele oferece as mesmas ferramentas e desempenho por muito menos dinheiro.

Pontos Fortes

  • Tela AMOLED grande e brilhante
  • Sincronização de rotas com Strava
  • Bom desempenho de monitoramento de frequência cardíaca
  • Ferramentas de navegação abrangentes

Pontos Fracos

  • Conexão instável com o telefone
  • Levantar para acordar frustrantemente lento
  • Poucas funcionalidades de smartwatch

Deixe um comentário